Gatilhos mentais: O que são  e como usa-los
Gatilhos mentais: O que são  e como usa-los

Gatilhos mentais basicamente são comportamentos que acontecem quando as pessoas tem que tomar algum tipo de decisão. Essas decisões podem ser positivas e negativas.

De certa forma podemos resumir como ações rápidas do cérebro para tomar essas decisões em situações que elas não tem tempo para agir. Basicamente elas tem que agir momentaneamente por impulso.

Mas são essas ações que vão te ajudar a alavancar em vendas e convencer pessoas. De certa forma podemos utilizar esses gatilhos mentais para acelerar o processo de decisão dessas pessoas.

Entretanto mesmo usando os gatilhos mentais você nunca ira conseguir convencer elas de fazer ações que não queiram. Mas sempre pode usar para acelerar o processo de decisão dela.

Como funciona nosso cérebro

Como funciona nosso cérebro

De certa forma podemos dizer que todas nossos decisões são tomadas de duas formas, as decisões racionais e as emocionais.

Basicamente nosso cérebro sempre vai tomar decisões em base no nosso conhecimento, medo, Instinto, emoções.

Mas tudo isso pode ser usado ao favor de pessoas no processo de convencimento, isso porque o cérebro te envia informações baseado em experiencias passadas.

Um exemplo disso podemos podemos pensar assim: Imagine que você tenha comido uma fruta e não tenha gostado, logo quando você ver novamente essa fruta não ira querer comer.

Essa informação é enviada automaticamente com base no seu conhecimento e ajudara a pessoa tomar a decisão de comer ou não a fruta.

Gatilho mental chamado AUTORIDADE

Gatilho mental chamado AUTORIDADE

Um dos gatilhos mais importantes e que pode te ajudar vender muito mais. Veja o que é esse gatilho e como usar a seu favor para aumentar as suas vendas.

De certa forma uma autoridade pode ser uma pessoa que que te passa uma certa confiança, alguém que você conheça. Um artista pode ser uma autoridade por exemplo, por isso as grandes empresas querem tanto que eles façam comerciais.

Só pelo fato da pessoa ser conhecida já passa alguma autoridade, o que no acontece bem no caso dos artistas, você não conhece pessoalmente, mas confia nele.

Mas uma pessoa pode ser uma autoridade para um determinado publico e para outros não.

Entretanto uma autoridade não necessita exatamente ser a melhor do ramo. Só dela saber mais informação a mais que um iniciante por exemplo alguns já consideram.

Como usar o gatilho mental da Autoridade no seu negócio

Primeiramente certifique-se que você realmente entende do assunto ou pelos menos consiga passar esta ideia para a pessoa. Desta forma antes de querer vender quaisquer tido de produto você deve oferecer algo gratuito antes.

Pense bem, imagine uma pessoa que te oferece um “Livro de como ganhar dinheiro vendendo Brigadeiro” de graça! e você aplica o conteúdo deste livro e vê que realmente funciona. Quando a pessoa que te “Deu o livro” de graça te oferecer “Como vender brigadeiro e triplicar seu lucro” você vai pensar: (Poxa se de graça ele entrega isso, imagine se eu comprar).

Basicamente você vai acabar querendo até mesmo comprado o produto oferecido, isso porque ele te mostrou que realmente tem AUTORIDADE NO ASSUNTO.

Por isso empresas oferecem Amostras grátis, Versão de avaliação, Aulas experimental e etc. Geralmente as pessoas pensam isso.

Gatilho mental chamado Reciprocidade

Gatilho mental chamado Reciprocidade

Inicialmente podemos dizer que reciprocidade é quando você responde a uma ação que foi feita para você. Mas essas ações pode ser positivas e negativas, fique alerta a este ponto.

Mas esse pode ser um dos gatilhos mentais mais importantes no processo de vendas. Se você passar boas informações e confiança, você recebe o mesmo.

Então trabalhe bem em cima disso para montar uma boa estratégia onde consiga atrair mais pessoas para seu negocio e converta mais em vendas.

Como usar a Reciprocidade dentro do seu Negocio:

De certa forma por ser um gatilho “Nobre” basicamente é um gatilho obrigatório para qualquer negocio. Pode perceber que qualquer empresa mesmo que não aplique Marketing como foco acaba usando este gatilho.

Ofereça sempre materiais gratuitos para seus clientes mesmo sem intenção de vender.

Se você trabalha na internet com Marketing Digital por exemplo pode oferecer para seus clientes, E-books grátis ou Aulas gratuitas.

Mas se você tem uma empresa física ofereça amostras gratuitas por exemplo se você tem uma Escola de Inglês, ofereça uma aula gratuita sem compromisso.

Se aplicar corretamente essas dicas seu negocio vai aumentar muito mais do que imagina.

Gatilho mental chamado PROVA

Gatilho mental chamado PROVA

De certa forma esse é seu gatilho metal mais poderoso se formos analisar bem. Basicamente é o que vai fazer a pessoa confiar em você de forma imediata.

De certo modo usar provas de resultados é um gatilho mental muito importante. Isso porque quando se mostra uma prova a pessoa acaba tendo mais confiança.

Mas lembre-se de sempre ser verdadeiro e mostrar somente provas reais, não tente enganá-las isso faz você perder toda credibilidade e autoridade.

Pensamos o seguinte: Hoje existem lojas de aplicativos onde os usuários podem avaliar se realmente é bom o que se oferece. Basicamente você pode até “Mentir” mas logo os usuários vão relatar a realidade.

De certa forma quanto mais pessoas falando bem, melhor. Um grande volume de comentários gera muito mais autoridade para você.

Como usar o Gatilho mental de prova para aumentar suas vendas

Primeiramente esse gatilho pode ser mais importante do que você imagina. A prova é algo que seus clientes sempre buscam, se não tiver em sua página claramente eles buscam em outros lugares.

Mas se você adicionar algumas “Provas” em sua página, e-mail de vendas por exemplo provavelmente eles vão confiar muito mais em você e acabar comprando se tiver intenção.

Quando se usa o gatilho mental da prova não se muda a decisão da pessoa, mas ajuda ela aceitar mais rapidamente se ela estiver pensando em comprar seu produto.

O gatilho mais poderoso, A Escassez

O gatilho mais poderoso

De certa forma a escassez é um dos gatilhos mentais mais poderosos de todos. Mas alem de ser muito poderoso é o que mais ira acelerar o processo de decisão.

Mas basicamente quando se usa o gatilho mental da escassez a pessoa acredita que se não comprar naquele momento ira ficar sem. Quando se tem a sensação de perder oportunidades tomamos decisões mais rápidas.

Entretanto quando se usa esse gatilho se cria uma sensação de que por que tem poucos possa valer mais!

De certa forma o ser humano tem um grande medo de perca, mais do que de ganho. Esse medo afeta muito rapidamente a tomada de decisões.

Podemos até dizer que se cria uma situação de emergência na mente da pessoa. Por isso é tão usando em páginas de vendas contadores de tempo e quantidade de itens restantes.

Outro ponto muito interessante é usar o gatilho mental de prova, basicamente quando alguém já adquiriu você de alguma forma mostra para os demais compradores que realmente é bom que realmente funciona.

Como usar o Gatilho mental escassez no seu Negocio

Considerado um dos mais poderosos grandes empresas estão aumentando consideravelmente seus lucros com ele. Quando o cliente tem a sensação de não poder comprar mais o produto e perde-lo acaba agindo rapidamente.

De certa forma quando você enviar uma oferta para seu cliente seja por e-mail, whatsapp, panfleto dizendo que é a “Ultima unidade, Ultima vaga, etc…” Seu publico vai agir mais rápido para responder.

Provavelmente ele vai no minimo querer saber sobre com o medo de perder esta oportunidade.

Agora outro grande exemplo é oferecer algo para “Os primeiros” que comprarem. Por exemplo: “Ganhe 10 bônus para os 10 primeiros que comprarem” outro exemplo: “Ganhe 50% de desconto para os 5 primeiros”.

De certo forma esse gatilho vai aumentar significativamente seus clientes em pouco tempo.

Onde aplicar Gatilhos Mentais

Onde aplicar Gatilhos Mentais

Agora que você basicamente já conhece os principais gatilhos mentais podemos aplica-los.

Para aplicar qualquer um deles sera necessário usar uma estrategia e ter uma meta para esse gatilho. Você pode ter uma meta de clientes, de vendas, de acessos entre outras metas.

Mas sempre é necessário ter uma meta para aplicar seus gatilhos metais. Uma ótima dica para quem trabalha com vendas online é o uso de Contadores de tempo regressivo.

De certa forma um contador de tempo regressivo ativa o gatilho mental de escassez, ou seja o medo perder a oferta e não pode ter depois.

Repare bem em sites de vendas, sempre tem aquela frase “É SÓ AMANHA” ou “ULTIMAS UNIDADES” essa frase simples já é um gatilho e funciona super bem por sinal.

Conteúdo bônus:

Enfim estes foram os principais gatilhos, mas existem outros gatilhos muitos poderosos mas que depende da sua área de atuação para poder aplica-lo.

Gatilho Mental da Novidade

Um bom exemplo disso é o da “Novidade” Atualização do seu produto pode despertar interesses em pessoas que já compraram seu produto por exemplo.

Gatilho Mental para Evitar Dor & ter Prazer

Já não é de hoje que o ser humano evita a todo custo a sensação de “DOR” e isso pode ser usado como um gatilho. Oferecer algo que possa evitar dor, cansaço pode ser um ótimo gatilho principalmente se acompanhado de Prazer como resultado.

Gatilho Mental do Porque

Uma boa justificativa por ser a chave para fechar aquele negocio com seu cliente. Isso ocorre porque as pessoas sempre buscam respostas do Porque daquilo, sim sempre, a todo instante.

Ninguém compra nada sem ter um Porque, sempre vai haver algo que motiva ela comprar tal coisa. Seja um carro ou uma coxinha, não importa sempre tem um porque, use isso para aplicar no seu negocio,

Gatilho mental da Antecipação

Aposto que esse você já caiu varias vezes e nem imaginava, mas sim é verdade. Mas o gatilho da antecipação pode ser muito influente para você ele é suado para mostrar algo que vai acontecer.

Um bom exemplo disso são os trailers de filmes e simulações, eles sempre mostram o que vai acontecer, o que te deixa ansioso para querer ver tudo.

Entretanto fique atento para não decepcionar seu publico, sempre ocorre o uso desse gatilho e no final seus clientes acabam desapontados.

Entre realmente o que você prévio no minimo, de preferencia entre mais do que prometido.

Gatilho mental da Curiosidade

Movido pela curiosidade centenas de pessoas acabam comprando coisas que nunca pensaram em comprar ou definitivamente não precisam daquilo.

Com esse gatilho você pode estar criando centenas de Leads para seu negocio, basta você criar uma boa estrategia que desperte a curiosidade de seu publico alvo.

Quando se usar isso lembre-se de realmente entregar o que promete, faça da melhor forma possível. Planeje totalmente sua estrategia para não ser um total fiasco.

Entretanto é fundamental pesquisar e testar sua estrategia antes de qualquer coisa.

Conclusão

Basicamente tudo que te passei agora são os principais gatilhos mentais que você pode estar usando para aplicar sua estrategia. Em resumo quando se usa gatilhos mentais a possibilidade compra é muito maior.

Os gatilhos mentais sempre vão ser uteis em vendas e sempre vão ser usados para as pessoas. Talvez você ainda não tenha percebido mas a todas as grandes empresas usando destes gatilhos para criar anúncios.

Em resumo vimos os seguintes gatilhos:

  • Gatilho mental chamado AUTORIDADE
  • Gatilho mental chamado Reciprocidade
  • Gatilho mental chamado PROVA
  • O gatilho mais poderoso

Se você ainda não começou a aplicar gatilhos mentais em seu negocio eu recomendo começar por agora. Não deixe essa oportunidade passar diante de seus olhos.

Somente você pode melhorar seu negocio, seja ele físico ou online. Milhares de empresários utilizam gatilhos mentais. Isso porque realmente funciona isso é comprovado.

Centenas de empresas tem aumentado seu faturamento de uma forma nunca vista com ajuda de gatilhos mentais.

Mas claro que isso não é tudo, porem centenas de empresas conseguiram se reerguer graças a ajuda dos gatilhos mentais. Da mesma forma que muitas deixam de existir no seu primeiro ano por não aplicar nada disso ao seu modelo de negocio.

Em resumo todos estes são os que vejo que realmente funcionam. Mas existem muitos outros gatilhos que você pode pesquisar e utilizar para melhorar suas estrategias de vendas.

Se de alguma forma te passei mais conhecimento ou quiser compartilhar mais informações deixei um comentário abaixo e compartilhe isso nas suas redes sociais.

Tags: |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *